Evento reúne atletas de todas as idades em um dia dedicado à promoção da saúde, integração social e preservação ambiental.
No último domingo, 29 de junho, o município de Valparaíso de Goiás realizou com grande sucesso a 7ª Corrida do Meio Ambiente, evento que integra o calendário comemorativo do aniversário da cidade e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Promovida com foco no incentivo à prática esportiva, saúde preventiva e valorização da sustentabilidade, a corrida reuniu mais de 600 pessoas, entre 550 inscritos oficialmente e cerca de 50 participantes avulsos (pipoca). Com percurso de 5 km, a ação reuniu atletas de diversas idades, em um momento de integração social e bem-estar.
Premiações e Participação
A prova contemplou os três primeiros colocados das categorias Geral Masculino, Geral Feminino, Master e PCD (Pessoas com Deficiência) com troféus, além da entrega de medalhas a todos os participantes como reconhecimento pela dedicação e esforço.
Na categoria Geral Masculino, o jovem atleta Richard Antony Cantídio Pereira levou o primeiro lugar com o tempo de 16:51. Ele celebrou a conquista e elogiou a organização: “Eu comecei a correr tem um ano e meio. Quando comecei, falei: ‘acho que esse esporte é bom pra mim’. Aí comecei a treinar todo dia e tive um bom desempenho. A iniciativa da Prefeitura é muito boa, um incentivo pros atletas daqui e das redondezas, ajuda na saúde.”
No Geral Feminino, a campeã foi Fernanda Rocha, que participa da corrida há anos: “Já participo das corridas do Valparaíso há uns cinco anos. Sou moradora da Cidade Ocidental e sempre venho. Como profissional de Educação Física e pessoa com problema cardíaco, vejo essa iniciativa como uma das melhores que o município pode oferecer.”
Inspiração e Longevidade no Esporte
Entre os destaques da edição, a presença da atleta veterana Dona Edilza, de 74 anos, reforçou a importância da longevidade e do comprometimento com o bem-estar: “A corrida representa tudo pra mim, porque é saúde. Sou diabética e hipertensa, e correr me ajuda a controlar. Tenho 74 anos, corro há 15 e mesmo operada do joelho, fiz questão de vir. Sempre subi no pódio, esse ano fui mais devagar, mas participei.”