X
ACESSO À INFORMAÇÃO

Estrutura de Governo

Competências

O Bolsa Família é um programa social criado pelo governo federal com o objetivo de diminuir a situação de pobreza do país e ajudar as famílias de baixa renda, repassando um valor todo o mês de acordo com os membros do grupo familiar.


O Programa em Valparaíso de Goiás conta com setores de visitas domiciliar, condicionalidades dos assistentes sociais, gestão do Bolsa Família e sala de reunião. Os serviços oferecidos são: inclusão, processo de atualização e verificação de auditoria. A equipe é composta por 12 entrevistadores e 2 assistentes sociais,  que realizam em média de 200 atendimentos diários.


Atualmente 16.170 famílias estão inseridas no CadÚnico, destes, quase 7 mil são atendidas pelo Programa Bolsa Família, atingindo  98,81% de condicionalidade da saúde e 85,15% condicionalidade de educação. 

 

Benefícios


O Programa é conhecido por todo o país e hoje em dia milhares de famílias já melhoraram de vida com o programa. Os benefícios do Bolsa Família são pagos mensalmente, seguindo um calendário nacional.


O calendário estabelece as datas de pagamento de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) impresso no Cartão Bolsa Família. Por exemplo: para um cartão com NIS terminado em 5, o saque poderá ocorrer a partir do quinto dia do calendário oficial de pagamentos.


Cada benefício fica disponível para saque por 90 dias a partir da data prevista no calendário. O benefício de janeiro, por exemplo, pode ser sacado até o mês de abril.


O calendário de pagamentos está fixado nas agências da CAIXA, nas casas lotéricas, no Bolsa Família e CRAS do município de Valparaíso de Goiás.


Para não perder o benefício as famílias devem estar em conformidade com as condicionalidades do Programa.


Condicionalidades de Saúde

Quem deve ser acompanhado?

Crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 56 anos e gestantes.


Onde procurar?

Na Unidade de Saúde do seu bairro

 

Mais informações sobre condicionalidades de saúde Aqui!


Condicionalidades de Educação

Quem deve ser acompanhado?

Crianças de 6 a 17 anos


O que fazer?

Matricular as crianças e adolescentes;

Garantir a frequência escolar.