Reunião mensal integra forças de segurança e representantes do executivo da cidade para debater próximas ações e estratégias de gestão
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniu na Escola de Governo de Valparaíso de Goiás na manhã desta segunda-feira, 31 de março. Esse foi o 3° encontro da nova gestão, teve início às 8h da manhã, como de costume, e reuniu representantes das forças de segurança, especialmente da Polícia Militar e Civil, o promotor de Justiça Daniel Naiff, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Valparaíso de Goiás, o chefe do executivo municipal e representantes de todo o secretariado da cidade.
Entre os principais assuntos tratados no encontro estão as ações nas áreas de segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, trânsito e desenvolvimento social. O evento teve início com um minuto de silêncio em homenagem à memória do Subtenente do Corpo de Bombeiros Marcelo Ribeiro dos Santos, que faleceu recentemente.
Na oportunidade, o prefeito Marcus Vinicius, que conduzia o encontro, destacou algumas ações em andamento na cidade e outras que devem acontecer em breve. Foram destacadas algumas ações em andamento na cidade, como a finalização da construção das baias na Secretaria de Meio Ambiente, que deve propiciar uma operação de apreensão de cavalos nas próximas semanas, e o prazo final para pagamento do IPTU com 40% de desconto, que irá até o dia 10 de abril.
Transporte público
Um dos compromissos de campanha do atual prefeito é a implementação de transporte público no município. Na ocasião do GGI-M ele anunciou as providencias para que isso se torne realidade o mais breve possível.
“Sobre o novo modal transporte público, na sexta-feira (dia 28 de março), nós publicamos o aviso de dispensa de licitação para contratação do serviço emergencial e, simultaneamente, já publicamos também a licitação do novo transporte. Nós queremos ter o contrato emergencial para colocar os ônibus para que possam operar até que a licitação seja concluída. Então, possivelmente, até o dia 10, 11 de abril, a partir deste dia, nós teremos os novos ônibus transitando na cidade”, estimou o chefe do executivo municipal.
Garantia de direitos
O promotor de Justiça Daniel Naiff, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Valparaíso de Goiás, destacou a importância das reuniões do GGI-M como uma forma de assegurar a participação cidadã na gestão municipal, e também de busca pela promoção de direitos sociais.
“Isso aqui é um espaço que deve ser ocupado, um espaço que deve ser tratado as questões da política pública de maneira geral, voltada à segurança social em todos os aspectos, principalmente na segurança pública, mas também em relação aos aspectos de promoção de direitos”, reforçou. “Um dos aspectos que nos traz a acompanhar e a queer colaborar eventualmente são com as ações de promoção de direitos, da saúde, das questões sociais, da educação”, ressaltou.
Esvaziamento da antiga 1ª DP
Representante da Polícia Civil, o delegado Rafael Abraão falou sobre o projeto que estão tocando juntamente com a Agência Municipal de Trânsito e Transportes para esvaziar o pátio da antiga 1ª Delegacia de Polícia da cidade.
“A gente pretende esvaziar a antiga 1º DP, que possui ainda algumas viaturas e alguns carros apreendidos da Polícia Civil, em breve a gente faz os filhos removê-los para o Detran em Goiânia. Isso é um avanço muito grande para a gente poder liberar aquele espaço, a gente sabe que no período chuvoso isso traz transtornos tanto para os servidores quanto para a população. Então é uma preocupação nossa que a gente está acompanhando de perto também e eu tenho certeza que em breve a gente vai conseguir resolver isso”.
Homenagem
Na oportunidade, o 1° Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (CONSEG) prestou uma bela homenagem à Polícia Militar, na pessoa do major Eric Chiericato, comandante do 20° Batalhão da PMGO.
“Fica aqui o nosso agradecimento a esses policiais guerreiros que arriscam sua vida dia a dia em nossa cidade. A única explicação que conseguimos para pessoas que arriscam suas vidas, deixando esposas e filhos, em prol da segurança da nossa sociedade, é que é um anjo enviado por Deus. Agradecemos ainda pelo pronto atendimento das solicitações deste conselho, o envio de equipes para garantir a segurança, pela paciência e pelo trabalho”, ressaltou trecho da carta lida pela presidente do 1° CONSEG, Márcia Regina.
