Na terça-feira (14), o prefeito Pábio Mossoró e vereadores, participaram de audiência, realizada na Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, em Goiânia, para tratar sobre a construção do Hospital de Urgências – Hugo, em Valparaíso de Goiás. Na ocasião, eles foram acompanhados por Lêda Borges de Moura, deputada estadual licenciada e titular da Secretaria da Cidadã.
A comitiva municipal foi recebida por Deusdedith Vaz, Superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, que aproveitou o momento para informar que o Governo do Estado de Goiás estuda um projeto arquitetônico capaz de suprir todas às necessidades e que possua todos os moldes essenciais para atender a região do Entorno Sul.
“O governo estadual já sinalizou que Valparaíso está na planilha prioritária de investimentos dos recursos provenientes da privatização da Celg. Daqui para a frente todas as obras estaduais entrarão em velocidade máxima”, disse Deusdedith.
O prefeito Pábio Mossoró aborda a construção do Hugo como de extrema importância, tanto para a população local quanto para os moradores de municípios vizinhos, que necessitam de serviços dignos e que correspondam com às expectativas, oferecendo uma saúde pública humanizada e de qualidade para a grande demanda de pacientes da região.
“O governador Marconi Perillo já deixou bem claro que o hospital é prioridade para o município. Nós precisamos acompanhar de perto o andamento do projeto e participarmos de cada etapa deste processo que antecede a chegada deste fundamental benefício para a comunidade”, disse Mossoró.
O hospital é referência no Planalto Central, sendo o único nas áreas de urgência e emergência. Atende a todos os municípios goianos e até a pacientes de outros Estados. Seus leitos são dedicados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hugo foi idealizado para prestar atendimento apenas em caráter de urgência e emergência, mas, não deixa de atender os pacientes com demandas de baixa complexidade, que recebem os primeiros cuidados no hospital e, logo após, são encaminhados para outras unidades de saúde.
No ano de 2015, o governador de Goiás, Marconi Perillo, anunciou o pagamento de R$ 22 milhões pela desapropriação de terreno localizado no Parque Esplanada V. A área já foi destinada para a construção do Hospital de Urgências.
O projeto de Lei nº 2618/15, autoriza o poder Executivo a desapropriar, em favor do Estado de Goiás, os imóveis que especifica, de propriedade do município de Valparaíso de Goiás, concedendo áreas para a instalação da unidade pública hospitalar que integrará a Rede Hugo.
Texto: Marcelo Carlos
Foto: Sergio Brant