Projeto das Secretarias de Governo e da Mulher já capacitou mais de 320 mulheres e segue ampliando oportunidades de renda e autonomia feminina em Valparaíso
Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o bairro Marajó foi palco de mais uma emocionante formatura do projeto Mulheres Empreendedoras. Ao todo, 163 mulheres receberam seus certificados de conclusão dos cursos de capacitação e qualificação profissional. A cerimônia marcou o encerramento de mais uma etapa de sucesso de uma iniciativa que tem transformado histórias e fortalecido o protagonismo feminino em Valparaíso de Goiás.
Criado por meio de uma parceria entre o Instituo INESQ, a Secretaria de Governo, coordenada pelo secretário Vicenildo Medeiros, e a Secretaria da Mulher, comandada pela secretária Professora Elenir, o projeto já formou mais de 320 mulheres nos bairros Jardim Céu Azul e Marajó. Agora, segue para o bairro Cidade Jardins, com cursos nas áreas de estética facial, corporal e empreendedorismo, ampliando o alcance da ação e incentivando a geração de renda e o empreendedorismo local.
Durante o evento, o secretário Vicenildo Medeiros ressaltou que o projeto vai além da qualificação profissional. “Isso aqui é mais do que um curso, isso aqui é convivência, é relacionamento, é o início de novas amizades. Está muito acima de ser simples cursos, sabe? Aqui também, de certa forma, é uma terapia para muitas mulheres que, às vezes, estão num quadro de tristeza, isolamento, até de depressão”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do INESQ, Renata, também compartilhou uma mensagem de incentivo às formandas. Segundo ela, a etapa no bairro Marajó foi especialmente significativa. “É o que eu sempre falo: a gente descansa, mas a gente não desiste. Até para nós estarmos aqui também não é fácil, mas a gente tem que ter objetivo, força de vontade e se apoiar. Essa etapa aqui no Marajó foi muito gratificante. Cada etapa é um aprendizado para nós também, não só para vocês”, afirmou, desejando sucesso e perseverança às alunas.
Já a coordenadora técnica Bruna destacou o alcance social do projeto, que tem transformado realidades por onde passa. “Nós estamos há alguns anos já, rodando com as carretas, e tivemos a graça de formar mais de 16 mil pessoas. Mas nós não falamos em certificados. Nós falamos de 16 mil vidas e famílias que foram transformadas.”
Encerrando a cerimônia, o prefeito Marcus Vinicius ressaltou a importância da dedicação e da presença das participantes. “Nada adianta a gente colocar uma carreta com estrutura bonita, com bons professores, se vocês não estivessem aqui hoje. O que vocês estão fazendo vai impactar não só a vida de vocês, mas impacta todo o município”, afirmou.
A etapa do projeto no bairro Marajó deixa um legado de aprendizado, amizade e novas perspectivas. O Mulheres Empreendedoras segue fortalecendo o papel das mulheres como agentes de transformação social e econômica, inspirando outras valparaisenses a acreditarem em seu potencial e a construírem seus próprios caminhos de sucesso.
SECOM-PMVG