ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 03/09/2019 em PREFEITURA MUNICIPAL Saúde

Setembro Amarelo alerta para a prevenção do suicídio em Valparaíso

Abertura da campanha aconteceu nesta terça-feira (03), no auditório da Secretaria Municipal de Educação

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio, contou com uma abertura oficial nesta terça-feira (03), em Valparaíso de Goiás. O evento realizado pelo Governo Municipal, em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF – RIEXDF, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua 17 do bairro Jardim Oriente.

 

O objetivo da mobilização na cidade é alertar as pessoas que o suicídio pode ser evitado e que existem diversas formas de prevenção. Além disso, a iniciativa busca informar que o problema é normalmente motivado pela depressão e que essa é uma questão de saúde pública.

 

O prefeito Pábio Mossoró destacou que este é um momento para reflexão e que as pessoas devem amar o próximo. De acordo com ele, falar sobre o assunto, conscientizar, dialogar e informar é essencial para salvar vidas. “Este é um dia importante para que possamos trabalhar a valorização da vida”, ressaltou.

 

Segundo a secretária de Educação, Rudilene Nobre, o município tem evoluído bastante nos últimos anos, e uma prova disso foi a abertura de sucesso da campanha de prevenção do suicídio. Ela também destacou o papel fundamental da orientadora educacional, Mônica Tatiana Silva, do professor, Marcus Sant’ana, e dos demais profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto em Valparaíso. “Nós estamos aqui para falar de um tema fundamental, a valorização da vida. A ideia é olhar quem está ao nosso lado e prestar muita atenção. Porque às vezes quem está sorrindo, pode estar sofrendo”, afirmou.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, hoje a cidade conta com quatro psiquiatras, dois no CAPS, um no Centro de Reabilitação e um na Etapa C. "A melhor maneira de prevenir o suicídio é desejar o bem e propagar energias positivas”, comentou.

 

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Francisco Ribeiro, lembrou que teve o privilégio de participar das reuniões da comissão organizadora do Setembro Amarelo. “Nestes encontros eu pude perceber, o empenho de todos os profissionais, tanto da Saúde quanto da Educação, também das universidades que estão conosco neste projeto”, completou.  

 

Números e prevenção

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

 

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.  

 

Se liga na programação do Setembro Amarelo aqui em Valparaíso (clique aqui)

 

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

 

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA