postado em 02/10/2019 em SAÚDEOutubro Rosa

Governo lança campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama nesta quinta-feira (03)

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás abraça neste mês o movimento conhecido como Outubro Rosa para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) preparou uma manhã regada à informação e diversão, com palestras sobre os seguintes temas: câncer de mama, patrulha da mulher e feminicídio, além de sorteios e café da manhã. O evento acontece na quinta-feira, 03 de outubro, às 09h no CIAM. São aguardadas cerca de 500 mulheres.

É importante ressaltar que as ações dedicadas às mulheres ocorrerão também nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com programações diversas de segunda a sexta-feira, que envolve atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. a intenção é prevenir o Câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

A iniciativa é simbolizada pelo laço cor-de-rosa, sendo também dedicada à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, assegurando prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Sandra Miranda, assessora da mulher, acredita que a luta contra o câncer de mama e outros tipos de câncer é de extrema importância. “Outubro Rosa para mim é muito importante, mas não só no mês de outubro, mas sim todos os dias. Perdi minha mãe para o câncer. Hoje propago o valor da prevenção e, se mesmo com a prevenção a doença nos acometer, que possamos ter força e contar um com os outros para superar”, concluiu.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2019, cerca de 59.700 novos casos da doença serão identificados em todo o país.

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

• Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal

Detecção precoce

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás