postado em 25/03/2020 em SAÚDEVacinação

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE CONTINUA NESTA QUARTA (25) EM VALPARAÍSO

Para evitar aglomeração nos postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tirou a vacinação das unidades de saúde e definiu locais arejados e ventilados.

O Ministério da Saúde juntamente com o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde continua nesta quarta-feira, 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e profissionais da saúde.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio.

Em Valparaíso de Goiás, para evitar aglomeração nos postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tirou a vacinação das unidades de saúde e definiu locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades, como escolas municipais e espaços de Convivência, evitando aglomerados de pessoas, com atenção inclusive à distância mínima entre uma pessoa e outra.

Essa medida atende ao pedido da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que visa diminuir o contato de crianças que podem ser portadoras do COVID-19 assintomáticos, entrarem em contato com idosos nas unidades de saúde.

Atenção para os locais:

Nas escolas, os locais de vacinação foram divididos da seguinte forma: Céu Azul – 1º etapa: EMEI Cecília Meireles; Céu Azul – 2º etapa: EM Antonio Bueno de Azevedo; Esplanada I: EM Marcus Salerno; Jardim Oriente: EM Arminda Mattos; Marajó: EM Paulo Freire; Pacaembu: EMEI Reino Encantado; Parque Rio Branco: EM Valparaizo II; São Bernardo: Igreja Assembléia de Deus Chama Viva; Valparaizo I – Etapa A: CIEI; Valparaizo I – Etapa B: Colégio Valparaizo I – Etapa D: EM Maria José Rios ID; Valparaizo II: EM Monteiro Lobato.

As equipes de saúde dos bairros Morada Nobre, Esplanada 2, Jockey Clube, Anhanguera A, Anhanguera B, Anhanguera C, Ipanema, Vila Guaíra, Araruama, Céu Azul, Esplanada 5, Ipiranga, Cruzeiro do Sul, Santa Rita, Etapa C continuarão a atender nas suas respectivas unidades.

Lembrando que a 1ª fase é destinada para idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde - 23/03 a 22/05

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é importante que não haja uma corrida da população de forma desnecessária, pois cumprirá rigorosamente o cronograma do Ministério de Saúde, atendendo essencialmente os grupos prioritários da campanha.

É importante ressaltar ainda que a vacina contra influenza não tenha eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia do coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás