postado em 25/03/2020 em SAÚDEERRATA

ERRATA: MONITORAMENTO DOS CASOS CONFIRMADOS PARA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na noite desta terça-feira, 24 de março, um boletim extraordinário epidemiológico sobre o novo Coronavírus no município, que confirma dois casos positivos para o (COVID-19).

Em nota, foi anunciado que uma das pacientes contraiu o vírus por meio de transmissão comunitária oriunda do Distrito Federal, porém, a Secretaria informa que a nomenclatura correta para o caso em questão é: TRANSMISSÃO LOCAL oriunda do Distrito Federal, visto que, apesar da paciente morar em Valparaíso de Goiás, mantém atividade profissional na região do DF e estabeleceu vínculo com caso confirmado para a COVID-19 em Brasília.

Sobre os casos confirmados:

Tratam-se de pacientes do sexo feminino, com idade de 36 e 38 anos. Uma com transmissão obtida em viagem internacional; outra por transmissão local oriunda do DF.

Os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar de acordo com a portaria N° 454 de 20/03/2020 e estão em acompanhamento e monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento encontram-se com bom estado geral, apresentando apenas sintomas leves.

A pasta informa ainda que já entrou em contato com as pessoas que tiveram contato com as pacientes que testaram positivo para a COVID-19. Todos estão em quarentena, monitorados pela SMS.

É importante ressaltar que, como parte da estratégia de monitoramento dos casos confirmados ou em investigação, foi disponibilizado médico exclusivo para dar suporte à Vigilância em Saúde neste momento de atenção e cuidado especial. O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias.

A Secretaria de Saúde do município pede calma à toda população e reforça o apelo de isolamento social "FIQUEM EM CASA". Também pede que acompanhe os meios de comunicação oficiais do Governo Municipal (site e redes sociais) para evitar fake news.

Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória, sendo elas:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações se estiver doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais