postado em 19/05/2020 em SaúdeVacina

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE CONTINUA EM VALPARAÍSO

Todos os grupos prioritários serão contemplados na campanha de vacinação contra Influenza a partir desta segunda (18)

O Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde começou nesta segunda-feira, 18 de maio, a última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Todos os grupos prioritários podem se vacinar nesta última fase da vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos até 22 de maio.

Nesta etapa da vacinação, o grupo prioritário é de professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás recomenda que todos os grupos prioritários sejam contemplados na campanha de vacinação contra Influenza.

Essa medida atende ao pedido da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que visa diminuir o contato de crianças que podem ser portadoras do COVID-19 assintomáticos, entrarem em contato com idosos nas unidades de saúde. Todos os postos e unidades básicas de saúde estão com seus estoques abastecidos para vacinar a população.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é importante que não haja uma corrida da população de forma desnecessária, pois cumprirá rigorosamente o cronograma do Ministério de Saúde, atendendo essencialmente os grupos prioritários da campanha.

É importante ressaltar ainda que a vacina contra influenza não tenha eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia do covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás