postado em 21/05/2020 em SaúdeVacina

DIA D E DRIVE THRU DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ACONTECE EM VALPARAÍSO NESTE SÁBADO (23)

As pessoas não precisarão sair de seus carros para a aplicação da vacina. Haverá um na 2º etapa do Céu Azul, em frente à Igreja Católica Paróquia Nossa Senhora de Fátima e outro na Etapa B, em frente a Bike Mania.

O Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 23 de maio, o dia D da campanha de Vacinação e o Drive Thru.

Nesta etapa da vacinação, o grupo prioritário é de professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás recomenda que todos os grupos prioritários sejam contemplados na campanha de vacinação contra Influenza.

Idosos, trabalhadores de saúde, caminhoneiros, crianças de 06 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, professores, pessoas com comorbidades e doenças cronicas (comprovadas), militares (bombeiros, policiais ), grávidas, mães no pós parto, população indígena, portadores de condições especiais, detentos e agentes penitenciários, caminhoneiros e  motoristas de transporte coletivo.

As unidades básicas de saúde e as estratégias da família estarão vacinando a população, com exceção do posto do Valparaizo II, que atenderá na Escola Monteiro Lobato e as unidades do bairro Jockey Club, Etapa B e D, Céu azul II, Anhanguera C e Ipanema que atenderão no drive thru que ocorreá na 2º etapa do Céu Azul, em frente à Igreja Católica Paróquia Nossa Senhora de Fátima e outro na Etapa B, em frente a Bike Mania.

A secretaria esclarece que nos locais onde esse esquema estiver funcionando, os motoristas encostam o carro, passam por uma triagem e são vacinados, tudo sem sair do veículo. Dessa forma, os idosos evitam contato com muitas pessoas, reduzindo risco de infecção pelo novo coronavírus.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Todos os grupos prioritários podem se vacinar nesta última fase da vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos até 22 de maio.

Essa medida atende ao pedido da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que visa diminuir o contato de crianças que podem ser portadoras do COVID-19 assintomáticos, entrarem em contato com idosos nas unidades de saúde. Todos os postos e unidades básicas de saúde estão com seus estoques abastecidos para vacinar a população.

É importante ressaltar ainda que a vacina contra influenza não tenha eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia do covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás