postado em 10/09/2021 em SaúdeSaúde mental

10 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Apoie a campanha “Setembro Amarelo”, participe e acredite na vida

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, celebramos oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha do “Setembro Amarelo” acontece durante todo mês, em Valparaíso de Goiás.

O objetivo do Governo da cidade, por meio de suas Secretarias e Superintendências municipal, é conscientizar os valparaisenses sobre a valorização da vida e reverter o crescimento das mortes por suicídio.

Em território brasileiro, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, ou seja, cerca de 6% da população. No mundo, aproximadamente 800 mil suicídios são registrados anualmente. Em número de casos desta natureza, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos.

Ao longo deste de setembro, a Prefeitura tem reforçado suas ações em seu portal, redes sociais e em todos os órgãos públicos, visando chamar a atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida.

Está passando por um momento difícil?

É importante informar para os moradores de Valparaíso e região, que o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.

O município também conta com suporte psicológico no Centro de Referência em Reabilitação de Valparaíso (CRRV), que fica localizado no bairro Cidade Jardins, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Cruzeiro do Sul, dentre outras unidades públicas. Para mais informações procure a Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones: (61) 3627-6266/3629-1489.

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso