postado em 14/09/2021 em EsporteEsporte

ATLETISMO E BASQUETEBOL COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Essa é um oportunidade excelente para alunos da rede pública e particular que queiram se tornar um atleta.

A prática de atividades físicas, individuais e coletivas, no dia a dia dos jovens principalmente, surte efeitos positivos ao terem maior contato com elementos da cultura desportiva.

Aprender e respeitar novas regras, estabelecer limites pessoais, fortalecer o físico e a mente, além de criar vínculos sociais, são alguns dos benefícios para quem pratica esporte. Os alunos e professores também têm maior desenvolvimento das capacidades físicas relacionais e cognitivas, aprimorando a relação dos mesmos com a instituição que oferece o espaço para ter a oportunidade de treinar.

Pensando nisso, o Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e da Coordenadoria de Desporto Escolar, oferece 30 vagas para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tenham interesse em praticar atletismo. Dentre estas, 20 vagas serão destinadas ao público portador de deficiências físicas, visuais ou intelectuais e 10 vagas para atletas não deficientes. As aulas acontecerão todas às terças e quintas-feiras, de 9h às 10h30, no Centro Poliesportivo Municipal, localizado no bairro Jardim Céu Azul.

Em parceria com a Escola Municipal Arminda Mattos também serão disponibilizadas vagas para a modalidade esportiva basquetebol para alunos atletas de 9 a 17 anos. As aulas serão realizadas na unidade escolar Arminda Mattos, situada no bairro Jardim Oriente, às segundas-feiras, das 13h30 às 15h, às quartas e sextas-feiras, de 14h às 16h.

Ambas as modalidades estarão disponíveis para alunos da rede municipal e particular de Valparaíso, atendendo o público feminino e masculino. Os interessados podem fazer as inscrições para atletismo no Centro Poliesportivo e para basquetebol na E.M. Arminda Mattos.

As secretarias de Educação e Cultura Municipal incentivam o ingresso de alunos no mundo dos esportes devido a importância dessa ação na vida dos valparaisenses e a transformação que isso gera no contexto social. A formação de atletas desde a infância será motivo de orgulho para toda a sociedade ao vestirem a camisa do município e nos representarem nas competições em âmbito municipal, estadual e nacional, iniciadas por meio das Olimpíadas Escolares de Valparaíso de Goiás.

Com todos esses fatos, a autoestima, o bom temperamento, a disposição para buscar independência e traçar objetivos são benefícios que podem ser alcançados. Além disso, ter o hábito de praticar esportes desde cedo faz com que a vida adulta não seja acomodada no sedentarismo que pode trazer prejuízos à saúde.

Informações:

Atletismo