Intervenção emergencial visa conter avanço da erosão na BR-040 e garantir mais segurança à população.
As obras emergenciais para conter o avanço da voçoroca na região da BR-040 começaram nesta segunda-feira (21). A primeira etapa consiste na limpeza do local e na construção de um acesso para que máquinas e equipes possam chegar com segurança à área mais afetada. A intervenção é fundamental para evitar o agravamento dos danos e garantir mais segurança à população.
A ação, liderada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi conquistada graças à articulação conjunta do prefeito Marcus Vinícius, do deputado federal Célio Silveira, do senador Vanderlan Cardoso e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
O investimento estimado pelo DNIT é de aproximadamente R$9 milhões. O recurso, arrecadado com o ressarcimento do leilão da área afetada, será destinado à implementação do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), solução definitiva para o problema histórico da erosão.
CALAMIDADE PÚBLICA E URGÊNCIA NA INTERVENÇÃO
A intervenção emergencial é uma resposta concreta à situação de calamidade pública decretada pelo Município em março de 2025 (Decreto Municipal nº 162/2025). O agravamento da erosão representa risco não apenas para moradores e estruturas urbanas de Valparaíso, mas também para a segurança viária da BR-040, importante corredor logístico nacional.
Essa conquista é fruto de uma série de agendas institucionais e técnicas realizadas nos últimos meses. Em julho, o DNIT já havia iniciado os estudos topográficos e mapeamento da área, com apoio da empresa Dynatest, para subsidiar as intervenções.
A Prefeitura segue acompanhando de perto cada etapa da execução e assegura seu compromisso com a recuperação da área, a segurança dos valparaisenses e o desenvolvimento sustentável da cidade.
SECOM-PMVG