Mais um pedido da população é acolhido pela Prefeitura de Valparaíso de Goiás. Trata-se da construção de uma parada de ônibus na BR- 040, que havia sido destruída em 2011. Mesmo a responsabilidade pela execução da obra sendo da Via 040, o governo municipal resolveu tomar para si a incumbência de reconstruir o abrigo que atende a centenas de moradores dos bairros Ipanema e Araruama.
No dia 2 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana começou a obra. Mas, a todo custo, a Via 040, amparada da Polícia Rodoviária Federal, tentou impedir a reconstrução do amparo apesar de protesto da comunidade. A alegação da empresa é de que a área pertence à BR-040, administrada pela própria concessionária.
De acordo com a Secretária Municipal de Obras, Cynthia Borges, há dois anos o governo municipal dialoga com a Via 040 para viabilizar um projeto de construção do abrigo. Por sua vez, a empresa justifica que depende da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para executar a obra.
“A população nada tem a ver com essa problemática. Não podemos deixar os usuários expostos ao sol ou chuva. Então, para fazer valer um direito dos moradores, nós decidimos fazer a obra mesmo com o impedimento apresentado pela via 040 e, mesmo com a presença da PRF, que mandou, por duas vezes, que parássemos a construção”, salienta Cynthia.
Josivaldo Santos, morador do Araruama, disse estar revoltado com a postura da Via 040. “Não temos nada a ver com isso. A gente vai brigar por essa parada. Concordo com a atitude da prefeitura. Aliás, já era para ter sido feita há muito tempo. Aí quando finalmente é construída vem a Via querendo tirar. Assim não dá”, reclama Josivaldo enfatizando a importância do abrigo para estudantes, trabalhadores e demais usários de transporte público.
Quem também se mostrou inconformado com a possibilidade de retirada da parada é Antonio Soares, que mora no Ipanema. “Aqui é uma luta para pegar ônibus. O lamentável é que na hora da Via fazer, ela não faz. Além de não fazer, quer desmanchar. Sou totalmente contra. Isso aqui é importante para proteger do sol e da chuva. Muita gente pega ônibus aqui”, queixa-se Antonio que chegou a propor uma mobilização dos moradores para que a parada fique no local.
Texto: Francisco Gomes
Foto: Danilo Pinto