A mobilização levou serviços de saúde, meio ambiente e combate às endemias para os moradores, reforçando a importância das ações contínuas de vigilância e orientação à população.
Na manhã do último sábado, 22 de março, a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás realizou uma grande ação no Condomínio Bello Solare, no bairro Esplanada II. Participaram desta ação conjunta as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura, Comunicação, Superintendências de Fiscalização (SUSFIM) e Vigilância Sanitária.
Das 8h ao meio-dia, vários serviços foram ofertados à comunidade, entre eles vacinação anti-rábica, orientações com temas diversos como evitar focos de dengue e caça a escorpiões, plantio de árvores nativas, limpeza de nascente e manejo ambiental.
O prefeito Marcus Vinícius marcou presença e destacou a importância da união entre poder público e comunidade. “Esse é o caminho: aproximar a gestão das pessoas. Quando o morador entende o trabalho da prefeitura, tudo flui melhor. Hoje iniciamos aqui um projeto que vai se expandir, porque a cidade precisa dessa interação para avançar ainda mais“, ressaltou.
A mobilização contou com uma equipe composta por 32 Agentes de Combate às Endemias, 10 Agentes Comunitários de Saúde e 4 Supervisores de Endemias, que atuaram diretamente nas ações de prevenção e controle. Durante o trabalho de campo no Parque Esplanada II, foram visitados 340 imóveis, sendo 159 trabalhados e 181 fechados. A equipe identificou e eliminou um foco de escorpião, realizou o tratamento de um depósito e registrou a presença de seis escorpiões na região.
A secretária de Saúde, Luciana Mendes, destacou a importância do combate à proliferação dos escorpiões e do mosquito da dengue, reforçando a necessidade de eliminar os focos de alimento dos escorpiões, como as baratas, e manter os cuidados tanto dentro quanto fora de casa.
Luciana também orientou que, em casos de acidentes com escorpiões, a população deve procurar atendimento especializado na UPA de Luziânia, unidade referência da região que possui o soro antiescorpiônico necessário para o tratamento.
“Quem fornece o soro anti picada de escorpião é a regional de saúde, então Luziânia foi definida como polo para o atendimento de diversas cidades da região. Ter essa informação é essencial para garantir um atendimento rápido e adequado, evitando a perda de tempo em locais que não possuem o soro disponível”, completou.
SECOM-PMVG