A educação é um dos pilares principais na formação de um indivíduo e pode abrir enumeras portas de oportunidades para o futuro de um jovem. Maryanna Pereira, 19, ex-aluna da rede pública de Valparaíso, é a prova de que, com determinação e um olhar diferente sobre a sociedade, é possível alcançar novos objetivos.
A jovem que estudou na Escola Municipal Nelson Mandela, localizada no bairro Jardim Céu Azul, conquistou uma vaga em uma das instituições de ensino superior mais disputadas do país, a Universidade de Brasília (UnB), através do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O curso escolhido por ela foi Pedagogia pois, acredita que assim poderá “transformar vidas”, como a mesma diz.
Aluna prodígio e envolvida com causas sociais no bairro onde mora, Maryanna foi uma das principais motivadoras para a criação da Trupe Madiba, junto com a professora Cleide Mendes. Apelidado de “Nelson Mandela”, o projeto consiste em proporcionar oportunidades para explorar a criatividade e os dons artísticos dos jovens da comunidade. Desde o desenvolvimento da trupe, em 2016, foram executadas ações como apresentações de musicais, espetáculos infantis, teatro de bonecos e temáticas juvenis para muitas escolas de Valparaíso e do Distrito Federal.
O contado com elementos culturais atrelados ao ensino escolar tendem a transformar alunos, professores e toda a sociedade. É possível ver o brilho no olhar e entusiasmo de quem participa de projetos como este. O teatro auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades físicas e emocionais, que fortalecem a formação integral do indivíduo. “A educação e a arte mudaram a minha vida e me moldaram para ser quem sou hoje”, contou a caloura de pedagogia.
Para a professora Cleide Mendes, é gratificante ver a aprovação da estudante na UnB. “Fiquei emocionada ao saber dessa conquista dela. Para mim foi um verdadeiro presente, por isso, fiz questão de compartilhar com os colegas da trupe que vibraram juntos”, explicou Mendes. Maryanna foi a primeira da Trupe Madiba a ser classificada para estudar na Universidade, com isso abre os olhares de outros alunos para se sentirem capazes de alcançar esse lugar também. “O lugar da menina preta e periférica é onde ela quiser estar”, completou.
Diante disto, o Governo da cidade de Valparaíso e a Secretaria de Educação segue unindo esforços para garantir que nossa cidade seja transformada através da educação com ensino de qualidade atrelado as expressões multifacetadas da arte e da cultura. Com isso construir caminhos para cidadãos bem instruídos, capazes de projetar e conquistar sonhos, ultrapassando todas as barreiras.
É com muita alegria que parabenizamos a queria ex-aluna, Maryanna Pereira. Uma jovem que inspira diversos outros estudantes, tendo em mente que este é apenas o primeiro passo para um futuro brilhante.
A arte e a educação
“Minha realização como professora é ver a emancipação intelectual dos meus alunos. Isso me faz querer fazer mais e melhor”. É o que diz a professora Cleide Mendes sobre a motivação que ela carrega para proporcionar o melhor ensino aos jovens que passam em sua sala de aula em conjunto com a arte.
O questionamento feito pela aluna Maryanna Pereira sobre o esteriótipo de drogas e criminalidade da região, despertou na professora a vontade de criar um projeto que transformasse essa realidade. Assim nasceu a Trupe Madiba que tem revolucionado o cotidiano de muitos jovens desde 2016.
Mestranda da Unb, Cleide aprofunda os estudos como pesquisadora sobre as competências, habilidades e Inteligências que são desenvolvidas com o teatro feito na escola. “A formação do aluno que faz teatro é mais integral, desenvolvemos pelo menos sete das múltiplas inteligências listadas por Howard Gardner. Sou prova viva disso”, explicou.
Contudo, é possível proporcionar novas realidades a partir do contato com a arte, seja ela o teatro, a música, a escrita criativa, ações sociais, interações em grupo, ou demais expressões ao qual o aluno se identifique. “A arte é uma maneira de se expressar crenças, ideias, sentimentos e emoções. Ela comunica sem violar”, concluiu Cleide Mendes.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/
Texto: Lizandra Costa/
*Com colaboração SME