Nova fase do transporte público oferece veículos modernos, acessíveis e com tecnologia embarcada para melhorar a mobilidade urbana da cidade.
Na primeira semana de maio, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás lançou oficialmente o novo serviço de transporte público da cidade. A cerimônia aconteceu em um espaço simbólico da cidade e reuniu autoridades municipais, deputados, secretários, vereadores e moradores para celebrar o início da operação do sistema.
Batizado de “Vai-de-Val”, o novo sistema simboliza o compromisso da cidade com uma mobilidade mais inclusiva, eficiente e democrática. Com tarifa fixada em R$ 2,90, o serviço chega como uma opção acessível para os moradores de todas as regiões de Valparaíso de Goiás.
A nova frota conta com 10 ônibus, sendo oito em operação e dois reservas, todos modernos, equipados com bilhetagem eletrônica, câmeras de segurança, reconhecimento facial e total acessibilidade. Os veículos possuem plataformas elevatórias para cadeirantes e foram pensados para oferecer mais conforto a todos os usuários, incluindo pessoas no espectro autista, que terão à disposição fones de ouvido tampão para hipersensibilidade sensorial.
Anteriormente, o Superintendente de Trânsito, André Reis, destacou que esta é uma operação emergencial e temporária, válida até que o processo licitatório definitivo seja concluído. Segundo ele, o objetivo é expandir a frota para 33 ônibus nos próximos anos, dentro de um plano de mobilidade urbana estruturado para atender às demandas da população.
“Esse é um serviço que resgata a dignidade do morador, que há mais de 15 anos esperava por uma solução de transporte público. Estamos entregando mais do que ônibus: estamos entregando dignidade e respeito“, afirmou o superintendente.
As quatro primeiras linhas do novo sistema abrange importantes regiões da cidade:
- Céu Azul – Ipanema
- Anhanguera – Chácaras Brasil
- Ipiranga/Cidade Jardim – Santa Rita/Marajó
- Pacaembu – Valparaíso I
O o chefe do Executivo também ressaltou a importância do apoio da Câmara Municipal, do Governo do Estado, de deputados parceiros e da equipe técnica que conduziu o projeto, como a Procuradoria Geral do Município e a Superintendência de Trânsito. O serviço, segundo ele, é parte de um compromisso de campanha que está sendo cumprido nos primeiros meses de mandato.
Ao final, o prefeito fez um chamado à população: “Hoje, iniciamos um novo capítulo na história da mobilidade urbana da cidade. É o início de um sistema que respeita o cidadão, que inclui, que protege e que atende quem mais precisaDesfrutem do melhor transporte público da região. Está lançado o maior programa de mobilidade da história de Valparaíso. Juntos, vamos de Vai-de-Val!”
TARIFA ZERO
Um dos grandes avanços do novo sistema será a tarifa zero aos domingos, proposta que será enviada à Câmara Municipal e tem expectativa de implementação para junho. Essa medida busca incentivar o comércio local, permitindo que os moradores circulem pela cidade e frequentem espaços como a Feira do Céu Azul, que recentemente recebeu um investimento de R$2 milhões em infraestrutura.
SECOM-PMVG