Cerca de 400 animais viviam em péssimas condições de higiene. Eles foram resgatados e levados para o Centro de Zoonose de Valparaíso.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fechou um canil clandestino nesta sexta-feira (21) no bairro Morada Nobre. Ao todo, 400 animais viviam no local em péssimas condições de higiene, em um pequeno espaço. Cerca de 200 cães e 200 gatos foram resgatados e levados para o Centro de Zoonose de Valparaíso.
A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar e uma viatura do Samu.
A dona do canil, uma senhora de 70 anos, foi ouvida pelos agentes e policiais e disse morar sozinha no local e que há mais de 20 anos realiza o acolhimento de animais de rua.
O Secretário de Meio Ambiente, Tadeu Martins esteve na casa e relatou que recebeu diversas denúncias anônimas.
“Recebemos diversas denúncias, inclusive de vídeos, que mostram a dona batendo nos animais e muita sujeira. Chegamos aqui no local e constatamos o péssimo estado de higiene que esses cães e gatos viviam. Nossa equipe fez a análise e confirmou que se tratava de maus-tratos. Com isso, trouxemos diversos funcionários e carros de apoio para retirá-los desse ambiente para a Zoonose da cidade. Entendemos que a dona desse canil gosta dos bichinhos, a intenção era realmente de cuidar e para ela estava tudo certo”, disse.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso