Sessão solene na Câmara e passeata pelas ruas da cidade, reforçam compromisso de Valparaíso com a inclusão e o respeito à neurodiversidade.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Valparaíso de Goiás promoveu uma programação especial que reuniu autoridades, profissionais da educação e da saúde, famílias atípicas e a comunidade em geral, reforçando o compromisso do município com a inclusão e o respeito à neurodiversidade.
SESSÃO SOLENE ESPECIAL
A celebração teve início com uma Sessão Solene na Câmara Municipal, na última sexta-feira, dia 04 de abril, marcada por discursos emocionantes e pela reafirmação do compromisso com políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A secretária municipal de Saúde, Luciana Mendes, destacou a importância de ampliar o debate e garantir apoio em todas as fases da vida. “Quando a gente pensa sobre a neurodiversidade, pensamos muito nas crianças e adolescentes, mas esses também se tornam adultos e idosos. Precisamos de uma sociedade preparada para acolher em todas as etapas do desenvolvimento”, afirmou.

Luciana também ressaltou sua vivência como mãe atípica e seu papel na gestão pública. “Agora, como parte do Governo Municipal, posso dar mais voz aos desejos de pais e familiares, buscando mais espaços de estimulação e inclusão. Essa também é a missão do nosso prefeito Marcus Vinícius: tornar Valparaíso uma referência em inclusão.”
A sessão foi uma iniciativa do vereador Guilherme Gordão, que também é pai atípico e defensor ativo da causa. “Hoje foi um dia emocionante, repleto de homenagens e reafirmação do nosso compromisso com os direitos das pessoas autistas. A conscientização transforma realidades, e seguimos juntos na luta por mais respeito, acessibilidade e oportunidades para todas as famílias atípicas”, declarou o parlamentar.
Durante sessão especial na Câmara sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Elizabeth Marcelino, presidente da Associação Acolher, destacou a necessidade do respeito e da inclusão das pessoas que estão no Espectro Autista, destacando que o transtorno não é uma doença e sim uma forma diferente de viver que precisa ser compreendida por toda a sociedade.

Em sua fala, Elizabeth trouxe também a perspectiva das famílias atípicas, em especial das mães, e encerrou agradecendo o espaço de fala conquistado: “Durante muitos anos, não se tinha esse espaço. Hoje, poder estar aqui, em uma sessão voltada para a conscientização do autismo, é um privilégio. Em nome de todas as famílias atípicas, agradeço ao vereador Guilherme Gordão por abraçar essa causa com tanto compromisso.”
2ª PASSEATA PRÓ-AUTISMO
No sábado (05), foi realizada a 2ª Passeata Pró-Autismo, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e parceiros. O evento percorreu as ruas da cidade com mensagens de amor, respeito e inclusão, reunindo crianças, familiares, instituições de ensino e servidores públicos.
A secretária municipal de Educação, Maria Rita, acompanhou a caminhada e destacou os avanços da rede municipal no atendimento às crianças com TEA. “Atualmente, atendemos 1.264 crianças com necessidades especiais, sendo 700 com diagnóstico de autismo. O nosso trabalho não é apenas de cuidar, mas de valorizar e garantir um ensino de qualidade com o apoio da APAE. A educação inclusiva é prioridade para o Governo de Valparaíso.”
A passeata contou com a presença das unidades do Centro Integrado de Educação Inclusiva (CIEI) e Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), simbolizando o compromisso da rede educacional com a causa. A parceria entre a Prefeitura de Valparaíso e a APAE, firmada desde 2001, segue fortalecida, promovendo serviços essenciais e contribuindo para o desenvolvimento das pessoas com deficiência no município.
A mobilização em torno do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Valparaíso foi, acima de tudo, uma demonstração de empatia, acolhimento e união — valores fundamentais para a construção de uma cidade mais justa, acessível e inclusiva para todos. Com ações como a gestão vem trabalhando para tornar Valparaíso a melhor cidade para se viver no estado de Goiás.
SECOM-PMVG