A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás em parceria com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) realizou em 2015 a segunda edição da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), que tem por objetivo obter informações atualizadas sobre aspectos geográficos, econômicos e sociais do município.
Pela amostragem foi possível saber que em Valparaíso de Goiás quase 88,8% da população demanda hospitais públicos para o atendimento de suas necessidades.Desse total, 84,1% utilizam serviços de saúde no próprio Município, enquanto que 15,9% dão preferência ao uso dos equipamentos do DF. Entre os que recorrem à rede pública da Capital, 13,3% utilizam os hospitais e ou Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) localizados na Região Administrativa (RA) Plano Piloto.
Quanto aos postos de saúde, entre os 87,5% que os utilizam, há expressivo percentual de utilização de serviços no próprio Município (96,5%), enquanto 3,5% o utilizam no DF, de preferência na RA Plano Piloto (2,8%).
Para o Secretário Municipal de Saúde, Walter de Mattos, a pesquisa reflete uma equipe de profissionais que tem uma dedicação integral no exercício das suas funções, mas relata que não foi fácil, tendo em vista ter recebido um sistema falido e com uma baixa cobertura da Atenção Básica. “Hoje a cidade tem médicos em 100% das Unidades, atendendo como preconiza cada programa, além de ser a única cidade com três redes 24h”, destaca. Para o Secretário, só quem tem uma unidade de saúde na porta de casa, sabe da importância dela.
Nos últimos anos, reportagens destacaram a falta de atendimento nos hospitais do Distrito Federal, essa realidade tem feito os moradores se deslocarem às cidades vizinhas, inclusive Valparaíso de Goiás, em busca de atendimento médico de urgência e emergência. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que cerca de 35% dos atendimentos são feitos a pacientes que moram no DF.
A Prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento, ressalta com orgulho o avanço na área da Saúde na cidade, sendo uma referência no estado de Goiás e entre outras cidades do país, considerando as características do município e os investimentos que estão sendo feitos.
No mês de junho, aniversário de emancipação político-administrativa de Valparaíso, outros investimentos em saúde serão entregues à comunidade. A Prefeitura, através das Secretarias Municipais, de Saúde e de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana têm trabalhado incansavelmente para concluir os projetos iniciados na gestão. Na última terça-feira, 07/06, foi entregue a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Etapa A. No dia 23/06 está previsto a inauguração da UBS do Jardim Oriente e dia 29/06 entrega da reforma da UBS do Céu Azul.
Acompanhe a programação especial de aniversário pelo Facebook: www.facebook.com/pvalparaisogo
Texto: Juliana Gentila, com Secretaria Municipal de Saúde
Informações: Codeplan