Sistema de Avaliação Diagnóstica das Escolas de Valparaíso ocorreu de 18 a 24 de outubro deste ano
A Secretaria Municipal de Educação (SME) trata a avaliação diagnóstica como um procedimento necessário para definir prioridades e garantir a qualidade do ensino. “A possibilidade de realizar avaliações, com maior frequência, contribui como estratégia para um planejamento em longo prazo, que acompanhe o percurso educacional do estudante e não apenas com a intenção de medir o conhecimento”, destaca a pasta ligada ao Governo Municipal.
Nesta terceira e última Avaliação Diagnóstica de 2021, tendo em vista que a primeira objetivou diagnosticar a situação da Rede como um todo; a segunda, além de diagnosticar, buscou traçar estratégias de intervenção para as demandas identificadas e, por fim, o último processo traz à luz a verificação das aprendizagens, bem como o Plano de Ação para o ano posterior.
A aplicação ocorreu entre os dias 18 e 24 de outubro, sendo que o 2º, 5º e 9º ano fizeram provas presenciais, nos dias 19, 20 ou 21, dependendo do cronograma de cada escola; 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano fizeram provas virtuais pelo sistema AMIGO. As escolas tiveram 03 (três) dias de aplicação cada uma, a depender do cronograma de cada escola.
Excepcionalmente, nesse SADEV, o 2º ano realizou as duas provas no mesmo dia, Português e Matemática. No SADEV 2021.3, os Anos Iniciais e Finais foram avaliados em PORTUGUÊS e MATEMÁTICA, com 15 (quinze) itens cada uma.
A avaliação das escolas valparaisenses foi aplicada por professores da própria Unidade Educacional e as orientações para a aplicação foram fornecidas no “Manual do Aplicador” disponibilizado no dia dentro do malote, mas também, antecipadamente, via WhatsApp, para diretores e coordenadores que compartilharam com os professores.
Lembrando que o sistema diagnóstico pode ser aplicado no início do ano letivo ou em cada novo ciclo, bem como cada vez que um novo estudante entra na escola. A sua elaboração deve visar toda base curricular estabelecida pela BNCC – nas áreas de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, sempre levando em consideração o conteúdo previsto no ano anterior.
A SME, na representação da Titular da Pasta, Rudilene Nobre, entende que, na educação básica, “a avaliação deve ser um instrumento de contribuição da aprendizagem e não somente um indicativo de sucesso ou fracasso. Dessa forma, as contribuições que a avaliação diagnóstica traz são fundamentais para a tomada de decisão durante o processo de ensino e aprendizagem”.
No sábado, dia 23 de outubro, o prefeito Pábio Mossoró esteve acompanhado pela secretária Rudilene, em visita realizada a Escola Municipal Céu Azul. A unidade participou da 3ª edição do SADEV. “A meta é identificar o nível de conhecimento dos estudantes, dispor de uma base para um planejamento efetivo e assertivo sobre as novas estratégias de ensino da rede e a projeção de avanços na educação valparaisense”, completou o gestor.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Com as informações da SME/Fotos: Linice Moreira