Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Gabinete do Prefeito
61 3627-8953 Ramal 205 3629-7048 (FAX)
Gabinete da Vice-Prefeita
61 3627-9009
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
61 3627-7531
Secretaria de Administração
(61)3627-0447
Secretaria de Cultura e Esporte
61 3627-1818
Secretaria de Governo
61 3627-8953 Ramal 221
Secretaria de Educação
61 3627-5204 / 3627-4518
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
61 3627-4087 / 3627-1513 /3624-0007
Secretaria de Finanças e Planejamento
61 3627-8953 Ramal 226 e 231
Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos
61 3627-4566
Secretaria de Saúde
61 3627-6266 / 3629-1489
Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura
61 3627-4076
Administração Regional do Céu Azul
61 3083-4884
Controladoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal 212
Superintendência de Receita Tributária
61 3627-6564 (1293)/(61) 98350 6105
Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal
61 3629-4700 / 3161-7048
Agência Municipal de Trânsito e Transporte
61 3629-4700 / 3161-7048
Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal
61 98350-6662
Procuradoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal: 214
Publicado em 13 de dezembro de 2021

ANO DE 2021 COLOCA VALPARAÍSO ENTRE AS CIDADES MAIS RESPEITADAS DE GOIÁS

Município goiano está em pleno desenvolvimento e atraindo novos investimentos para melhorar a qualidade de vida da população

O ano de 2021 colocou Valparaíso de Goiás, localizada no Entorno do Distrito Federal, como uma cidade consolidada e com alto potencial de valorização em todos os setores.

Inegavelmente, a variada rede de comércio do município é responsável pela geração de renda e de empregos para pessoas de todas as localidades, sendo formada por empresas de diversos segmentos que contribuem para o constante desenvolvimento econômico local.

A proximidade com a capital Brasília (DF) e da BR-040 também são fatores que cooperam com impulsionamento do município goiano que completou 26 anos de emancipação político-administrativa.

O prefeito Pábio Mossoró tem mostrado segurança e maturidade administrativa, principalmente, colocando Valparaíso entre as cidades mais respeitadas de Goiás. “Estamos conquistando avanços significativos e muito progresso para a região que hoje é lembrada pelo governo estadual graças ao novo bom relacionamento com o Governo do Estado e Governo Federal”, lembrou o gestor.

Administração

Administrar os recursos públicos com responsabilidade, seriedade e transparência apenas se tornou possível com a manutenção de uma equipe de trabalho competente alinhada com um planejamento eficaz. Desta maneira, a Secretaria Municipal de Administração tem viabilizado importantes avanços no município de Valparaíso mesmo em cenários de dificuldades orçamentárias.  

Para o próximo ano, o objetivo é seguir atingindo índices ainda melhores nos serviços públicos prestados à comunidade, aplicando os recursos públicos da melhor forma possível. O tripé da pasta continuará sendo aprimoramento da gestão pública, a valorização do servidor e otimizar a Escola de Governo.

Cultura e Esporte

A tão aguardada inauguração do Centro Poliesportivo José Ribamar Porfírio de Sousa, construído na Praça Central do Jardim Céu Azul, virou realidade e passou a contemplar toda a cidade quando o assunto é esporte.

O complexo é o primeiro do município e conta com um campo de futebol com medidas oficiais, pista de atletismo, parquinho infantil, quadra com pista de skate e espaço para rede de vôlei. Além disso, dispõe também de vestiários para atender os atletas que praticam esportes no local. 

A Secretaria Municipal de Cultura Esporte, não parou um segundo nos últimos doze meses e investiu, principalmente, nas artes marciais. Uma das competições de mais sucessos foi o Campeonato Municipal de Artes Marciais (CAMAM), que reuniu atletas de taekwondo, jiu jitsu, kickboxing, muaythai, judô, boxe, capoeira e karatê.

Desenvolvimento Econômico

A atual gestão tem conduzido a cidade para um novo ciclo histórico de expansão econômica. Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, Valparaíso está entre os 10 mais competitivos do Estado. O resultado positivo foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). “Orgulho é a palavra que define o momento. Sigo trabalhando por muito mais”, comentou o prefeito Pábio.

Em 2021, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), anunciou que Valparaíso foi contemplada com a construção de um Mercadão. A expectativa é que a obra seja executada no bairro Jardim Ipanema. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também não mede esforços para que, em breve, entregue a reforma da tradicional Feira do Céu Azul. O espaço popular é um dos mais visitados da cidade e importantíssimo para fortalecer a economia local que é sustentada por pequenos empreendedores e produtores.

Educação

Não foi fácil. Contudo, com muito trabalho e seguindo todos os protocolos orientados pelos órgãos de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação (SME), retomou as aulas presenciais após organizar suas escolas municipais, preparar equipes, estudantes e pais para uma nova fase.

Devido às peculiaridades do contexto pandêmico, foi necessária a construção de um planejamento detalhado do processo, o desenvolvimento de um cronograma especial de vacinação voltado aos profissionais do setor e a garantia de condições adequadas para um retorno seguro das atividades escolares.

Neste ano, a SME voltou a realizar o Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), voltado para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A pasta também foi contemplada com entrega de novos ônibus escolares e possibilitou o sucesso da primeira edição do Festival Paralímpico das Loterias Caixa 2021, no bairro Jardim Céu Azul.

Finanças e Planejamento

O ano não podia terminar sem lembrarmos do trabalho essencial da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, que se destaca pela qualidade da informação contábil, fiscal e responsabilidade.

Com seu olhar atento voltado para a eficiência e transparência, os resultados positivos vieram e passaram a ser destacados, em Valparaíso de Goiás. Uma grande prova deste compromisso é que o órgão municipal regularizou a cidade no município junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC).

O CAUC é uma ferramenta parecida com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mas que fiscaliza a administração pública. Em vista disso, a Secretaria de Finanças e Planejamento trata com responsabilidade, assegurando a regularidade de seus registros e respeito às exigências para sanar pendências e manter o nome da Prefeitura limpo.

Portanto, isso significa que Valparaíso no momento, dispõe das obrigações de adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência, constitucionais, legais e de cumprimento de limites, totalmente em dia e comprovadas.

Governo

A Secretaria Municipal de Governo tem como meta coordenar a articulação política, visando o funcionamento eficiente e a integração do Poder Executivo ao público em geral. E foi isso que fez durante o ano corrente.

Um dos momentos mais importantes do órgão foi a organização das Audiências Públicas, que cooperaram com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento e Chefia de Gabinete.

A inovação e a continuidade de uma gestão eficiente são os desafios para o próximo ano, sempre viabilizando ações coordenadas para à execução dos projetos prioritários ou estratégicos definidos pelo prefeito Pábio Mossoró.

Infraestrutura

Ao longo do ano corrente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, se preocupou em dar continuidade às obras de drenagem e pavimentação asfáltica em diversos pontos do município de Valparaíso. Além disso, investiu em iluminação de LED e organização urbana, com a construção de calçadas, estacionamentos, meios-fios, construção de paradas de ônibus às margens da BR-040 e a Ação Cidade Limpa.

Receberam asfalto de qualidade os bairros Ypiranga, Parque Esplanada V e Setor de Chácaras Anhanguera B (Rua Minas Gerais). “O trecho da via foi contemplado com um novo asfalto e a conclusão da drenagem na ponte. Com muito trabalho, vamos vencendo a burocracia e as obras irão acontecer. Muito mais vem por aí, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o chefe do Poder Executivo Municipal.  

Vale à pena destacar também a inauguração da Praça do Cruzeiro do Sul, uma área voltada para a promoção do esporte e lazer. O projeto também encabeçado por outras Secretarias, conta com 5.600 metros, quadra de futebol e de areia, parquinho para a criançada e refletores para assegurar o bem-estar e a segurança da população.

Com o auxílio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), as prefeituras de Valparaíso e Novo Gama inauguraram a reconstrução da GO-577. A obra orçada em R$ 3,7 milhões e 6,7 quilômetros de pavimentação asfáltica de qualidade, beneficia mais de 50 moradores da localidade, fomentando o turismo e a economia do Estado. 

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura iniciou o ano promovendo o Fórum do Meio Ambiente, apostando em parcerias com produtores rurais e zelando pela manutenção diária do primeiro Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás. A pasta também tratou junto da 3ª Promotoria de Justiça da destinação de 90 mil reais para a criação de um novo Parque Ecológico no município, desta vez, no bairro Valparaizo II.

As ações do Meio Ambiente buscaram nos últimos meses fomentar o plantio de mudas e paisagismo para deixar o município mais verde e bonito. A prioridade sempre foi assegurar o bem-estar e a qualidade de vida do povo que ama essa cidade.

O foco da pasta é seguir no próximo ano, executando políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, arborização e a promoção do valor da conservação dos bairros 

Saúde

Quando tratamos da pandemia da Covid-19, fica claro que o Governo Municipal enfrentou as adversidades e colocou o município entre os cinco que mais imunizaram seus habitantes contra a doença, conduzindo a Rede Municipal Pública de Saúde de forma responsável e humanizada.

Atualmente, as unidades de saúde locais são reconhecidas pelo bom atendimento seja dos moradores de Valparaíso, das cidades goianas vizinhas ou até mesmo de pacientes do Distrito Federal. Outro ponto positivo são as cirurgias de catarata e de vasectomia realizadas no Hospital Municipal de Valparaíso (HMV), que fica localizado no bairro Jardim Céu Azul.

Em 2021, a Unidade Móvel Odontológica (UMO), que é coordenada pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), levou atendimento digno aos cidadãos em muitas ações. Um Mutirão realizado no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), voltado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social a partir de 60 anos, desenvolveu os sorrisos e garantiu a alegria de muita gente.

Segurança

No decorrer do ano de 2021, a forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uniram forças no combate e enfrentamento da criminalidade, e o engajamento resultou no baixo índice de violência registrado em território valparaisense, de acordo com dados do 20º Batalhão,

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os profissionais da Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, participaram de diversas ações em prol da solidariedade e que atenderam famílias em situação de vulnerabilidade com a doação de cestas de alimentos e brinquedos no Dia das Crianças.  

Para fortalecer o patrulhamento tático, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Municipal, entregou uma nova viatura ao 20º BPM. A Renault Duster está sendo utilizada pelos policiais militares do Patrulhamento Tático, que é especializado em servir e proteger, tendo prestado nos últimos anos excelentes serviços à sociedade.

Social

O trabalho social junto da população foi uma das marcas positivas deste ano. Atendendo às solicitações do prefeito Pábio Mossoró, o governador Ronaldo Caiado e a Organização de Voluntárias de Goiás (OVG), disponibilizaram milhares de cestas de alimentos ao município para atender as famílias mais impactadas pela pandemia do Coronavírus. Os itens alimentícios foram distribuídos em diversas ações realizadas nos bairros mais carentes.

Além de tudo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), foi responsável pela inauguração do tão sonhado Núcleo de Curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que fica instalado na Rua 06, do bairro Morada Nobre. O local oferece cursos gratuitos nos períodos matutino e vespertino, em três segmentos: Vestuário, Marcenaria e Mecânica Automotiva. 

SUSFIM

A Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM) atuou de forma exemplar durante o ano de 2021. Em meio à pandemia da Covid-19, fiscalizou e contribuiu no combate a disseminação do Coronavírus, visando manter a cidade tranquila, segura, organizada e com muito mais qualidade de vida.

As ações do órgão foram dinâmicas e respeitando a legislação vigente na cidade, e especialmente, a população valparaisense. O trabalho para o cumprimento das obrigações legais, tanto de pessoas físicas como jurídicas foram essenciais para Valparaíso se tornar os espaços mais harmônicos e valorizada.

Trânsito e Transporte

Com recursos próprios, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), executou ações de sinalização vertical, horizontal e instalação de placas em todas as regiões do município. Ao todo foram 3.800 metros quadrados de sinalização, que objetivam dar mais segurança e mobilidade nas vias públicas.

A empreitada está contribuindo diariamente com a segurança e fluidez do trânsito, reduzindo índices de acidentes e levando sinalização para ruas e avenidas movimentadas da cidade.  É importante salientar a colaboração do programa Sinaliza Goiás, do Governo Estadual, que implantou e sinalizou vias de 127 municípios goianos.

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Fotos: Linice Moreira